História do Telefone
O dispositivo foi inventado por volta de 1860
por Antonio Meucci que
o chamou eletrofonecado, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos
na resolução 269, de 15 de junho de 2002. Há muita controvérsia sobre a
invenção do telefone, sendo esta geralmente atribuída a Alexander Graham Bell. A primeira
demonstração pública registrada da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num
jornal de língua italiana de Nova Iorque.
No Brasil os
primeiros telefones foram instalados no Rio
de Janeiro. Em 1883 a cidade
contava com 5 centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1000 linhas, também funcionava a primeira linha interurbana,
ligando o Rio à Petrópolis.
A primeira empresa brasileira
foi a Brazilian Telephone Co., que depois de passar por diversos
proprietários, é incorporada, em junho de 1889, à Brasilianische
Elektricitats Geselschaft, com sede em Berlim, que ganhou uma concessão de
30 anos.
Em 1906, um incêndio destrói a central telefônica na Praça Tiradentes, no
Rio, deixando a cidade sem telefone por 7 meses.
No
Rio Grande do Sul o serviço telefônico iniciou
em 1885, em Pelotas, com a União Telefônica.
Em Portugal as primeiras experiências de telefone iniciaram-se em 24 de Novembro de 1877, ligando Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa. A primeira rede telefônica pública foi inaugurada em Lisboa a 26 de Abril de 1882 pela Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Ltd que tinha a concessão atribuída desde 13 de Janeiro de 1882. A concessão foi transferida para a The Anglo Portuguese Telephone Company (APT) em 1887 que a manteve até 1968.
Em Portugal as primeiras experiências de telefone iniciaram-se em 24 de Novembro de 1877, ligando Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa. A primeira rede telefônica pública foi inaugurada em Lisboa a 26 de Abril de 1882 pela Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Ltd que tinha a concessão atribuída desde 13 de Janeiro de 1882. A concessão foi transferida para a The Anglo Portuguese Telephone Company (APT) em 1887 que a manteve até 1968.
primeiro serviço de telefone automático foi
inaugurado em Portugal em 1930 e
em 25 de Setembro de 1937 a APT inaugurou a primeira estação
automática na Estrela em Lisboa. Nesse ano a rede da APT tinha 48 000
assinantes.
Tecnologia
Os primeiros telefones eram conectados à uma
central manual, operada por uma
telefonista. O Usuário tinha que girar uma manivela para gerar a “corrente de toque” e chamar a telefonista que
atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente
através das “pegas“. Assim um
assinante era conectado ao outro. Com o surgimento das centrais automáticas os
telefones passaram a ser providos de “discos”
para envio da sinalização. Estes discos geravam a sinalização decádica, que
consiste de uma série de pulsos (de 1 a 10). Esta tecnologia prevaleceu até o final da
década de 60 quando começaram a surgir os telefones com teclado eletrônico. Os telefones com teclado facilitavam a “discagem“, pois demorava menos para
teclar um número. Foram desenvolvidos teclados que enviavam os pulsos de
sinalização decádica conforme a tecla deprimida (carregada). Posteriormente com
o advento da sinalização DTMF o envio de sinalização ficou ainda mais rápido.
Atualmente
vem crescendo o uso da telefonia pela internet, usando VoIP (Voz sobre IP, do inglês Voice
over IP) e Voz
sobre Frame Relay. Há muitos programas que usam esta tecnologia,
entre os quais pode-se destacar o Skype,
que tem sido muito bem sucedido na missão de usar a internet como meio de
transmissão de voz. Com a disseminação da telefonia pela internet começaram a
ser fabricados os ATAs – Adaptadores para telefones analógicos, dispositivos
que permitem a conexão de um telefone convencional à internet.
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