sábado, 21 de junho de 2014

PRIMEIRA ETAPA



ACÚSTICA

  Nos campos de estudo da Física, temos entre eles o Ondulatório e nele encontramos a Acústica. Quando tocamos um sino ou ligamos o rádio, o som é ouvido em pontos distantes. O som é transmitido através do ar circundante. Quando acionamos um interruptor de luz, esta preenche a sala. Embora o mecanismo físico possa ser diferente para cada um dos processos acima, todos eles têm um aspecto em comum. São situações físicas produzidas em um ponto do espaço, propagadas através deste, e que foram percebidas depois, em um outro ponto. Estes processos são exemplos de movimentos ondulatórios.
  A acústica é o ramo da física que estuda o som. O som é um fenômeno ondulatório causado pelos mais diversos objetos e se propaga através dos diferentes estados físicos da matéria.
  Em acústica geralmente podemos dividir entre geradores de som, meios de transmissão, propagação e receptores. A acústica mensura estes meios, cria instrumentos, tabelas, etc, de forma a fornecer dados necessários aos mais diversos ramos da ciência para a utilização dos sons, de seus meios de propagação e efeitos.
  Na cadeia geração e recepção acústica inclui-se o indivíduo que recebe o efeito sonoro e o evento que dá origem ao fenômeno. A acústica é considerada uma ciência que abrange diversas disciplinas e por elas é abrangida.

 Exemplo de ramos da ciência que estudam os fenômenos acústicos

Fenômenos psicoacústicos

 Os fenômenos psicofísicos (psicoacústicos) relacionados à acústica são o eco, a reverberação, obatimento, o volume sonoro, a intensidade de flutuação, a agudeza, a tonalidade e a roughness.

Música

 A observação de que a altura do som produzido por uma corda vibratória varia com o seu comprimento é atribuída a Pitágoras (século VI a.C.) descoberta que o levou à da escala musical, em que ainda se baseia a música ocidental.
 Na música, a acústica é importantíssima, pois sem o estudo desta não é possível o desenvolvimento e o processo de criação artística. Sem o estudo do som, suas combinações, harmonia, interações entre as notas musicais não existe.







Nenhum comentário:

Postar um comentário